


Imagem de Autoria Própria.
Foto por; Site Primeiros Negros.
Foto por; Rubens Custódio, do Pinterest.
O Bairro
O bairro da Liberdade é o lugar mais conhecido quando se trata de cultura oriental, bairro este, que conta com vários restaurantes temáticos, além de estabelecimentos com gastronomia de diversos países. Um lugar que une diversos roles em forma de encontro. Portanto, não se assuste caso um dia em uma visita ao bairro encontre pessoas fantasiadas de personagens de animes (denominados “otakus”). restaurantes com diversos tipos de comidas como japonesa, coreana, tailandesa, entre outros.

Liberdade, um nome que carrega mais história do que aparenta.
O bairro da Liberdade só possui esse nome em homenagem ao militar negro Francisco José Chagas, que liderou uma revolta pelo não aumento de salários, e por isso foi condenado a morte juntamente a outro soldado. O enforcamento aconteceu no chamado largo da forca (onde atualmente é a praça da liberdade), e quando chegou a vez de Chaguinhas a corda arrebentou três vezes. Vendo isso, a multidão clamava por liberdade, mesmo sendo em vão. Chaguinhas não foi perdoado e morreu espancado na frente de todos, mas entrou pra sempre no imaginário popular.
Ele foi enterrado na capela dos aflitos, onde é considerado santo pelos fiéis, mesmo não sendo reconhecido pela igreja católica. Alguns acreditam que ele opera milagres, e na capela possui uma porta de madeira que recebe esses pedidos. Para ser atendido basta depositar um papel com o pedido e bater três vezes na porta. Além disso, a capela conta com quadros e pinturas que retratam Chaguinhas em uma versão “embranquecida”. A imigração oriental passou a se consolidar na região onde atualmente é o bairro da liberdade a partir de 1908, quando o famoso navio Kasato-Maru, que trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, chegou ao porto de Santos.
Arte; Whitney Machado - @Whit0_0